sexta-feira, 19 de abril de 2013

Segunda atividade

Agora que já sabemos mais sobre condutores e isolantes, faça a segunda atividade. Anotando os resultados ou duvidas para discussões nos comentários com os colegas e outras pessoas.

OBS:  Tem uma atividade de comparar os circuitos aonde na segunda opção diz "A é mais brilhante que A" é um erro de digitação o correto é: "B é mais brilhante que A."

Agora é só acessar o jogo e se divertir:
http://escolovar.org/eletricidade_circuito_alien-hayler.swf



Fonte: http://escolovar.org/ciencia_electrik.htm

~ Nadja

Isolantes


Isolantes elétricos, também conhecidos como dielétricos, são materiais cujas cargas elétricas não conseguem se mover livremente.
Os isolantes elétricos podem ser separados de acordo com sua rigidez dielétrica, uma propriedade que influencia na tensão elétrica máxima que pode ser aplicada entre as extremidades do isolante sem se romper.
Exemplos de bom isolantes : Vidro, borracha, plástico...

Fonte: 
http://pt.wikipedia.org
~ Nadja

Condutores


Condutores, no contexto da física e da engenharia elétrica, são materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam de maneira relativamente livre. Quando tais materiais são carregados em alguma região pequena, a carga distribui-se prontamente sobre toda a superfície do material.
Nos sólidos que possuem elétrons livres, como os metais, é possível que a carga elétrica seja transportada através deles, por isso dizemos que são condutores de eletricidade. Nesses materiais, o movimento de cargas elétricas é composto por cargas negativas. Materiais como o cobre, o alumínio e a prata são bons condutores.
Sais, quando dissolvidos ou fundidos, subdividem-se em partículas eletricamente carregadas que, agora livres, também permitem o movimento de cargas em seu interior.

 Outro exemplos de bons condutores: Grafite, Bronze...

Fonte: 
http://pt.wikipedia.org

~ Nadja

Primeira atividade

Agora que já vimos sobre resistência elétrica, acesse o link abaixo e siga as instruções  Anote num pedaço de papel ou no próprio computador alguns detalhes, ou respostas para as perguntas, de modo que possa discutir através dos comentários com seus colegas e outras pessoas.
http://escolovar.org/eletricidade_circuitos_changing_circuits.swf



Fonte: http://escolovar.org/ciencia_electrik.htm


~ Nadja

Segunda lei de Ohm.


A segunda lei de Ohm diz que a resistência elétrica de um condutor homogêneo e de seção transversal constante é proporcional ao seu comprimento l, inversamente proporcional à sua área transversal A e depende da temperatura e do material de que é feito o condutor:
R = \frac{\rho\,l}{A}
A grandeza \rho chama-se resistividade elétrica e é característica do material e da temperatura. Sua unidade de medida é o ohm-metro (\Omega m). Ela é inversamente proporcional condutividade elétrica \left(\rho = 1/\sigma\right).

Vídeo explicativo:





~ Nadja


Primeira Lei de Ohm


Quando essa lei é verdadeira num determinado condutor mantido à temperatura constante, este denomina-se condutor ôhmico. A resistência de um dispositivo condutor é dada pela fórmula:
Ou

onde:
V é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou ddp) medida em volt (V);
I é a intensidade da corrente elétrica medida em ampère (A) e
R é a resistência elétrica medida em ohm (Ω).
Essa expressão não depende da natureza de tal condutor: ela é válida para todos os condutores. Para um dispositivo condutor que obedeça à lei de Ohm, a diferença de potencial aplicada é proporcional à corrente elétrica, isto é, a resistência é independente da diferença de potencial e da corrente.


Agora, um vídeo explicando como se calcular....
          http://pt.wikipedia.org

~ Nadja


Associação Mista


Um circuito misto é aquele que dispõe de componentes eletrônicos conectados tanto em paralelo quanto em série, associados a uma só fonte de tensão. O circuito misto possui alguns pontos de consumo ligados em série e outros em paralelo, ou seja, apresentam seus elementos ligados uns em série e outros em paralelo. Como o circuito misto é uma composição de circuitos em série com circuitos em paralelo, logo este apresenta em um único circuito as características dos dois circuitos anteriores, ou seja, trechos com funcionamento independente (circuito paralelo) e trechos com funcionamento dependente (circuito série).

Dois vídeos explicando como funciona e os cálculos do circuito misto:





             http://pt.wikipedia.org


~ Nadja

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Associação em paralelo

É conhecida como um circuito em paralelo um circuito composto apenas por componentes elétricos ou eletrônicos conectados em paralelo (de conexão em paralelo, que é o mesmo que associação em paralelo ou ligação em paralelo) é uma das formas básicas de se conectar componentes eletrônicos. A nomeação descreve o método como os componentes são conectados.

A tensão e a mesma através de qualquer componente que estejam conectados em paralelo.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=dS2kFtwmgvg
          http://pt.wikipedia.org

~ Nadja

Associação em Série

É conhecido como um circuito série um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos ou eletrônicos conectados em série (de conexão em série, que é o mesmo que associação em série ou ligação em série). A associação em série é uma das formas básicas de se conectarem componentes elétricos ou eletrônicos. A nomeação descreve o método como os componentes são conectados.
Como demonstração, consideremos um circuito simples consistindo de duas lâmpadas e uma bateria de 9 V. Na ligação série, um fio liga um terminal da bateria a um terminal de uma lâmpada, depois o outro terminal desta lâmpada se liga à outra lâmpada e esta se liga no outro terminal da fonte, sendo esta ligação diferente da ligação paralela.
No circuito série, a mesma corrente tem que passar através de todos os componentes em série. Um amperímetro colocado em série com quaisquer dos componentes deste circuito irá indicar a mesma corrente.

Uma breve explicação em vídeo da associação em série e como se calcula.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=MxbvO3cqI9w
          http://pt.wikipedia.org

~ Nadja

Introdução aos resistores e circuitos elétricos.


Um resistor (frequentemente chamado de resistência, que é na verdade a sua medida) é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, ora com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito.
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem decorrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica ou impedância, que possui como unidade o ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica, apesar de limitar a corrente. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.
Um resistor ideal é um componente com uma resistência elétrica que permanece constante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circula pelo dispositivo.

 Uma breve explicação em vídeo sobre resistores em circuitos elétricos.




Fontes: http://www.youtube.com/watch?v=3HL-jH8nmck
           http://pt.wikipedia.org
~ Nadja

Apresentação

Olá, esse blog foi criado com o intuito de fazermos postagens sobre circuitos elétricos. Afim de ser um meio de comunicação entre nós e nossos alunos... Estaremos a postar aulas e atividades aqui. Esse blog foi criado para a disciplina de TIC, ministrada pelo o professor Valmir Heckler.
O blog sera cuidado pelos os alunos Nadja e Henry... De modo que se torne mais simples e viável a comunicação com os alunos, preparando aulas diferentes e do seu agrado...
Esperamos conseguir cumprir com o nosso objetivo...
O blog contará com vários pequenos post, para que os alunos possam interagir nos comentários e, possa ter um feedback... De modo que os próprios alunos possam se responder e as dúvidas que persistirem, possamos então tirá-las.
Bom, esse post fica por aqui... Espero que possa servir para os professores também, ter ideias para as suas aulas afim de despertar o interesse do aluno.

Por  agora é só...
Tchau.

~ Nadja.