sexta-feira, 19 de abril de 2013

Segunda atividade

Agora que já sabemos mais sobre condutores e isolantes, faça a segunda atividade. Anotando os resultados ou duvidas para discussões nos comentários com os colegas e outras pessoas.

OBS:  Tem uma atividade de comparar os circuitos aonde na segunda opção diz "A é mais brilhante que A" é um erro de digitação o correto é: "B é mais brilhante que A."

Agora é só acessar o jogo e se divertir:
http://escolovar.org/eletricidade_circuito_alien-hayler.swf



Fonte: http://escolovar.org/ciencia_electrik.htm

~ Nadja

Isolantes


Isolantes elétricos, também conhecidos como dielétricos, são materiais cujas cargas elétricas não conseguem se mover livremente.
Os isolantes elétricos podem ser separados de acordo com sua rigidez dielétrica, uma propriedade que influencia na tensão elétrica máxima que pode ser aplicada entre as extremidades do isolante sem se romper.
Exemplos de bom isolantes : Vidro, borracha, plástico...

Fonte: 
http://pt.wikipedia.org
~ Nadja

Condutores


Condutores, no contexto da física e da engenharia elétrica, são materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam de maneira relativamente livre. Quando tais materiais são carregados em alguma região pequena, a carga distribui-se prontamente sobre toda a superfície do material.
Nos sólidos que possuem elétrons livres, como os metais, é possível que a carga elétrica seja transportada através deles, por isso dizemos que são condutores de eletricidade. Nesses materiais, o movimento de cargas elétricas é composto por cargas negativas. Materiais como o cobre, o alumínio e a prata são bons condutores.
Sais, quando dissolvidos ou fundidos, subdividem-se em partículas eletricamente carregadas que, agora livres, também permitem o movimento de cargas em seu interior.

 Outro exemplos de bons condutores: Grafite, Bronze...

Fonte: 
http://pt.wikipedia.org

~ Nadja

Primeira atividade

Agora que já vimos sobre resistência elétrica, acesse o link abaixo e siga as instruções  Anote num pedaço de papel ou no próprio computador alguns detalhes, ou respostas para as perguntas, de modo que possa discutir através dos comentários com seus colegas e outras pessoas.
http://escolovar.org/eletricidade_circuitos_changing_circuits.swf



Fonte: http://escolovar.org/ciencia_electrik.htm


~ Nadja

Segunda lei de Ohm.


A segunda lei de Ohm diz que a resistência elétrica de um condutor homogêneo e de seção transversal constante é proporcional ao seu comprimento l, inversamente proporcional à sua área transversal A e depende da temperatura e do material de que é feito o condutor:
R = \frac{\rho\,l}{A}
A grandeza \rho chama-se resistividade elétrica e é característica do material e da temperatura. Sua unidade de medida é o ohm-metro (\Omega m). Ela é inversamente proporcional condutividade elétrica \left(\rho = 1/\sigma\right).

Vídeo explicativo:





~ Nadja


Primeira Lei de Ohm


Quando essa lei é verdadeira num determinado condutor mantido à temperatura constante, este denomina-se condutor ôhmico. A resistência de um dispositivo condutor é dada pela fórmula:
Ou

onde:
V é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou ddp) medida em volt (V);
I é a intensidade da corrente elétrica medida em ampère (A) e
R é a resistência elétrica medida em ohm (Ω).
Essa expressão não depende da natureza de tal condutor: ela é válida para todos os condutores. Para um dispositivo condutor que obedeça à lei de Ohm, a diferença de potencial aplicada é proporcional à corrente elétrica, isto é, a resistência é independente da diferença de potencial e da corrente.


Agora, um vídeo explicando como se calcular....
          http://pt.wikipedia.org

~ Nadja


Associação Mista


Um circuito misto é aquele que dispõe de componentes eletrônicos conectados tanto em paralelo quanto em série, associados a uma só fonte de tensão. O circuito misto possui alguns pontos de consumo ligados em série e outros em paralelo, ou seja, apresentam seus elementos ligados uns em série e outros em paralelo. Como o circuito misto é uma composição de circuitos em série com circuitos em paralelo, logo este apresenta em um único circuito as características dos dois circuitos anteriores, ou seja, trechos com funcionamento independente (circuito paralelo) e trechos com funcionamento dependente (circuito série).

Dois vídeos explicando como funciona e os cálculos do circuito misto:





             http://pt.wikipedia.org


~ Nadja